O Dr. Waldemar Barnsley Pessoa

Dr. Waldemar Barnsley PessoaMédico paulista que ocupou o cargo de Deputado Federal e que brilhou na cidade de Ribeirão Preto/SP onde, junto com outros ilustres colegas, fundou um dos mais importantes Hospitais do interior de São Paulo, o Hospital São Francisco. Dr. Waldemar nasceu no município de São João da Boa Vista, interior de São Paulo, no dia 23 de janeiro de 1897. Era filho do Dr. Leonel Estanislau Pessoa de Vasconcelos, médico, e de Dona Anna Barnsley.

Ingressou na Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, no ano de 1917. Foi assistente do Prof. Dr. João Alves Lima, na cátedra de Clínica Cirúrgica e também em sua clínica particular. Foi eleito em 1920 para o cargo de Presidente do Centro Acadêmico “Oswaldo Cruz”, dos estudantes de medicina de sua faculdade. Formou-se no ano de 1922.

No dia 6 de abril de 1927 embarcou para a Europa em viagem de estudos, onde permaneceu por dois anos na França e, mais demoradamente, na Alemanha, especializando-se em cirurgia. Ao retornar ao Brasil, fixou-se inicialmente na cidade de São José do Rio Pardo, onde foi Cirurgião-Chefe no Hospital São Vicente, tendo fundado um moderno Centro Cirúrgico na região. No ano de 1932, durante a Revolução Constitucionalista, foi o Capitão Médico das forças revolucionárias do Setor.

Ao chegar em Ribeirão Preto, logo passou a destacar-se por sua grande habilidade como cirurgião e pelo brilhante papel que passou a desempenhar como Diretor Clínico do Hospital Imaculada Conceição, Sociedade Portuguesa de Beneficência de Ribeirão Preto.

Surgiu, então, a ideia da construção de um novo hospital moderno, que propiciasse à região um nosocômio totalmente à altura do seu progresso. Surge o Hospital São Francisco, cujo nome foi uma homenagem a Francisco Maximiano Junqueira, o Cel. Quito. Junto com o casal Quito e Sinhá Junqueira, realizaram grandes obras de enorme importância para a população, destacando-se: a Maternidade Sinhá Junqueira, o Educandário Quito Junqueira, a Biblioteca Altino Arantes, etc; sendo tudo mantido pela Fundação Sinhá Junqueira.

Dr. Waldemar Barnsley Pessoa muito colaborou com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, nos primeiros tempos da instituição.

Como Deputado conseguiu inúmeros benefícios para a região. Além da medicina e política, exerceu várias outras atividades, destacando: a participação, juntamente com outros quatrocentos delegados de outras nações, do Congresso Internacional de Saúde, tendo na ocasião visitado a China e a Rússia; Presidente do Centro Médico de Ribeirão Preto; Vice-Presidente, e depois Presidente da Fundação Maternidade Sinhá Junqueira; Presidente do Educandário Coronel Quito Junqueira; Conselheiro eleito para o Conselho Regional de Medicina; Conselheiro da Fundação Ribeiro Pinto; Presidente do Fundo de Auxílio às Pesquisas Médicas; Fundador e Secretário-Geral da Liga Contra a Tuberculose de Ribeirão Preto; entre outras.

Os últimos anos de sua vida extremamente produtiva foram dedicados assiduamente aos seus filhos e às crianças do Educandário Quito Junqueira, que tinham por ele verdadeira admiração e cujas manifestações de carinho muito o comoveram. Faleceu no município de Ribeirão Preto no dia 7 de abril de 1980, aos 83 anos de idade.

Referência: Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto

ans reg

© 2015 São Francisco Clínicas. Todos os direitos reservados.